HISTÓRIA DA CIDADE


ESSA MENINA!!!

 

Ela é pequena, Ela é simples, é pacata, é discreta.

Ela não aparece nas maiores buscas da Google. Ela não tem um grande número de seguidores no Facebook. No You Tube seus vídeos não tem um significativo número de visualizações.

Suas Roupas são simples, sua maquiagem natural, a cor da sua pela é dourada do sol marcante.

Ela é uma menina do interior, ela não faz parte do centro midiático, não está no padrão de beleza das revistas de moda. O seu perfume não é “Chanel”, o seu sapato não é “Carmen Steffens”, sua bolsa não é uma “Louis Vuitton”, seu óculo não é “Prada”, mas a beleza estampada em sua alma é inquestionável, seu andar firme e majestoso faz dela brilhante.

O fato de não vestir as roupas das grandes marcas, não rouba dela o encanto de ser uma simples e encantadora menina.

Coronel João Pessoa, uma “cidadezinha”, uma menina do interior, com particularidades e características únicas. Esbanja beleza e simpatia com naturalidade. O aconchego desta terra torna-a em um abraço quente e calmo para quem foge da correria dos grandes centros comerciais.

Seus riachos, cachoeiras, serras, flores, frutos a torna atraente e saborosa.
Ela é um paraíso para alguns, um refúgio em tempos difíceis para outros, um lugar inesquecível para muitos.

Povo acolhedor, mesa farta, cuidadoso, sonhador, valente e corajoso.

Uma “Menina” que enfrentou e enfrenta grandes desafios, que já viu seus riachos e açudes encherem e tristemente os viu secarem, deixando a dor das lembranças de grandes bonança.

Mesmo com clima e estação quente a sua beleza interior é irredutível e riquíssima, em seu interior há muita vida, há muita água que tem saciado a sede e necessidade de muitos, em tempos de grande estiagem ela tem sido um socorro para a nossa região. Uma cidade com muitas histórias inspiradoras, de pessoas sonhadoras e gente conquistadora.

 

Contexto Histórico:

A cidade de Coronel João Pessoa em seus primórdios pertencia à cidade de São Miguel. O primeiro registro de posseiros no território é datado de 1700, quando desbravadores oriundos do estado do Ceará aqui chegaram. O primeiro povoado deste território teve origem numa localidade denominada “Quintos”, a qual ainda hoje mantem fortes traços coloniais.

Com o crescimento dos povoamentos na região formou-se um povoado chamado de “Cágados”, do qual passou a se desenvolver a área urbana da futura cidade. Logo, o povoado cresceu e passou a ser chamado de “Baixio dos Cágados”, o nome “baixio”, se deu pelas condições territoriais do povoado, uma grande vazante entre serras e aclives, panorama que favoreceu muito a agricultura e a criação de animais, atividades que prevalecem até hoje.

Foi entre os anos de 1930 a 1940 que o nome Baixio dos Cágados foi substituído por Baixio de Nazaré, mudança que teve grande influência popular e religiosa por um grupo de frades que andavam pela região realizando diversos trabalhos, mas foi no ano de 1950 que o povoado foi elevado a distrito e mais tarde em 19 de dezembro de 1963 emancipado da cidade de São Miguel, agora com o nome de Coronel João Pessoa, homenagem a João Pessoa de Albuquerque, também conhecido como “João Leite”, dono de grandes propriedades, principalmente da “Fazenda Quintos”, o mesmo foi Coronel da Guarda Nacional, importante líder político e teve grande destaque na luta contra os revoltosos em 1926.

Coronel João Pessoa além de muitas histórias possui uma natureza exuberante cheia de atrativos, entre eles destaca-se o Poço dos Cágados que atraí turistas locais e das cidades circunvizinhas, assim como turistas de estados fronteiriços. Temos a Fazenda Quintos, onde podemos encontrar antigos engenhos (ruínas) para produção da cana-de-açúcar, maquinários centenários, como o “Locomóvel”, uma barragem de “pedra e cal ou pedregal”, provavelmente uma construção feita com mão-de-obra escrava. Na área urbana está localizado o Cruzeiro dos pagãos e a estátua do Cristo-Rei que é muito visitada.

Na cultura da cidade damos ênfase à festa do padroeiro São José que ocorre entre os dias 9 a 19 de março; as festas juninas com apresentação de quadrilhas, eventos com destaque para o dia 28 de junho com tradicional São Pedro e a Festa de Emancipação Politica no dia 19 de dezembro.

 

Contexto Geográfico:

          Coronel João Pessoa está localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte, na região do Alto Oeste Potiguar, e na microrregião da Serra de Miguel. O município, ocupa uma área de 117, 139 km², limitando-se com as cidades de São Miguel, Encanto, Luís Gomes, Venha Ver, Riacho de Santana e Água Nova, representando assim, 0,22% do território estadual.

            Segundo dados do recenseamento demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elaborado no ano de 2010, a população de Coronel João Pessoa é estimada em 4.772 habitantes, ocupando assim a posição 119° entre os municípios mais populosos do Estado (em um total de 167 municípios).

            O clima do município é o semiárido, onde a temperatura média anual é de 25,3 °C e as chuvas concentram-se entre os meses de fevereiro e maio.

            Apesar do clima quente, e dos baixos índices pluviométricos, o solo do município é caracterizado por seu alto índice de fertilidade, onde podemos destacar nas lavouras temporárias a produção de milho, mandioca, feijão e cana-de-açúcar.

            Coronel João Pessoa é situado na bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró, e tem como o seu principal reservatório o açude do Caldeirão, localizado na zona rural do município com capacidade de armazenamento de 484,970 metros cúbicos de água.

Compreendendo a água e a agricultura como fatores determinantes para a fixação do homem desde épocas remotas, o município de Coronel João Pessoa, caracteriza-se pela abundância de água subterrânea, sendo esta de valor imensurável para sua população.

            Em geral, a geomorfologia do município baseia-se em um grande vale fluvial de fundo plano, destacando que ao longo de sua extensão, são encontrados poços (em sua maioria artesanal) que são utilizados para a agricultura e abastecimento nas áreas escassas, servindo a cultura sazonal como também a comercialização da água para cidades vizinhas que vem sofrendo déficit hídrico em seus reservatórios superficiais.

 

Abordagem Literária: Elisama Queiroz.

Contexto histórico: Jusciana Fernandes.

Contexto Geográfico: Regilânio da Silva

 

CONHEÇA UM POUCO MAIS DESSA MENINA - Imagens de Cel. João Pessoa/RN:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça mais detalhes sobre nossa geografia, navegando no mapa abaixo: