Neste sábado (16), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Dia D de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). A ação ocorreu no Posto de Saúde Antônio Emídio de Souza e foi destinada a crianças e adolescentes de 09 a 19 anos.
O foco da ação é a vacinação contra o HPV, infecção sexualmente transmissível (IST) que está entre as principais causas de alguns tipos de câncer. O público-alvo inclui crianças e adolescentes de 9 a 14 anos não vacinados, e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam o imunizante. Para quem nunca tomou a vacina, a imunização ocorre em dose única. Quem já iniciou o esquema vacinal não precisa repetir a dose. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público-alvo. A vacina quadrivalente protege contra quatro tipos do HPV, incluindo dois responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero e mais da metade dos casos de outros cânceres relacionados ao vírus, como os de pênis, ânus, boca e orofaringe, além de verrugas genitais.
O Dia D marca o início das ações municipais para recuperar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes, reforçando o compromisso da gestão municipal com os direitos do público infantojuvenil do município.